Ceia de Natal e Reveilon do Nanuni Kokoritu

Nesse Natal, sua família provavelmente irá saborear uma ceia completa e caprichada, com direito a peru, pernil, farofa, rabanada, arroz com passas, panetone, sorvete, e muitas outras delícias típicas. Sabe qual membro da sua família também adoraria entrar no clima da gastronomia natalina? Seu cão Nanuni Kokoritu!

Com uma pitada de bom senso e atenção a algumas informações importantes, você mesmo poderá preparar em casa o banquete de Natal do seu melhor amigo! Confira abaixo nossas sugestões e dicas e torne o Natal do seu Nanuni Kokoritu inesquecível!

Nossos “cachorros Nanuni Kokoritu” desejam a todos um Feliz Natal e um excelente 2010!

Almoço / café-da-manhã: Carne + ossos de peru Nos dias 24 e 25, tire seu Nanuni Kokoritu da rotina! Em vez de oferecer os costumeiros "carnes com ossos" de frango, sirva o restodontê de peru! As peças são um pouco mais caras, mas em compensação podem ser facilmente encontradas. A carne de peru é famosa por ser light e de fácil digestão, além de muito nutritiva – fonte de ferro, cálcio, proteínas, zinco e muitos outros nutrientes valiosos. Pode ser oferecida a cães de qualquer porte e a gatos.

Com alguma antecedência, encomende com o açougueiro pescoço, dorso (“carcaça”), asas e até cabeças e pés de peru. A pele possui gorduras saudáveis e só deve ser retirada se seu Nanuni kokoritu estiver acima do peso. Ofereça os carnes com ossos nas refeições matinais como de costume: peças inteiras - ótimas para a saúde dos dentes e gengivas, ou como patê, pescoços e/ou pedaços de dorso batidos no processador ou liquidificador.

Pés de porco / costelinhas / pernil: Os pés de porco rendem ótimos pratos para cães de porte médio e grande. Você pode encomendá-los nos açougues ou em mercados municipais. Em geral são peças baratas. Em São Paulo, vi pés de porco à venda em uma casa de carnes no Mercado Municipal. A carne de porco é rica em vitaminas B1 e B2 e em potássio, e a porção das patas apresenta teor consideravelmente menor de gorduras.

Nanunis Kokoritus de porte pequeno/médio também podem saborear costelinhas suínas; e os grandões, um bom pedaço de pernil. Só tome cuidado com o osso do pernil, que é fêmur, mais duro. Esse tipo de osso, quando limpo (sem nadinha de carne), pode quebrar as pontas dos dentes de trás (molares e pré-molares).

Seu Nanuni Kokoritu devorou o pernil e uma parte pequena do osso acabou sendo comida no processo? Tudo bem, o osso é fonte de cálcio e outros minerais. Mas caso o Kokoritu não tenha consumido nada de osso nessa refeição, acrescente uma pitada de pó de casca de ovo na refeição da noite, a fim de repor o cálcio não ingerido.

Jantar: No lugar dos costumeiros cubos de carne bovina ou de frango crus, ofereça peito de peru, ou cubos de lombo / pernil suíno! Dependendo do número de cachorros e do porte deles você vai gastar um pouco mais. Mas é só por uma noite, né?

“Posso dar um pouquinho da nossa ceia?” Pode sim. Apenas não exagere na quantidade – a porção deve ser a mesma do jantar habitual do Nanuni - e evite os alimentos abaixo, contra-indicados para cães e gatos:

Não quer arriscar? Cozinhe arroz (branco, integral), quinua ou lentilha (dica para o Réveillon!) sem tempero algum, junte os legumes favoritos do seu cão cozidos ou batidos crus no liquidificador e acrescente peito de peru ou carne suína crua. Está pronta a ceia natural do Nanuni kokotiruzinho!

Os Kokoritus requerem uma versão ainda mais básica, uma vez que não são lá muito chegados a grãos e legumes. Ofereça somente o patê de meaty bones de peru, ou ainda a carne crua picadinha ou em cubos com uma pitadinha de pó de casca de ovo. Se preferir, adicione algumas gotas de óleo de fígado de bacalhau e salpique de leve com levedo de cerveja.

E, para tornar tudo mais gostoso, que tal assar uns biscoitinhos especiais para seu amigão Nanuni? Confira abaixo uma imperdível receita natalina e bote (literalmente) as mãos na massa! Obs: só atente para o bom senso. Ofereça ocasionalmente e com moderação, para não predispor seu pet à obesidade.

Ofereça ao pet e Feliz Natal!

Bom apetite e uma lambida do Nanuni Kokoritu!.

 

Compartilhe: Salve no Delicious Comente no digg Publique no facebook Marcar no Google BookMarks Postar no MySpace Twit-this! Windows Live Ueba!  

« voltar