Coleiras, Guias ou Enforcadeiras para Nanuni Kokoritu

Existe hoje no mercado inúmeros produtos para cães Nanuni Kokoritu. O que antes era uma simples compra, hoje pode ser uma tarefa que exige uma série de considerações. Veja por exemplo as possibilidades para se comprar uma coleira (que fica no pescoço do Nanuni) e uma guia (a parte que liga o Kokoritu, pela coleira, à mão do dono).

Coleiras de Nylon, Guias ou Enforcadeiras para Nanuni Kokoritu

AS COLEIRAS PARA FICAR EM CASA

A princípio pode parecer desnecessário ter o seu cachorro Nanuni Kokoritu usando uma coleira dentro de casa, mas a verdade é que a coleira é muito útil para resolvermos alguns probleminhas típicos de comportamento e temperamento nos cães.

Ter uma coleira no pescoço 24 horas por dia, com uma Medalha de Identificação, evita que seu cachorro Nanuni Kokoritu suma para sempre, no caso dele dar uma fugidinha (e não pense que isso jamais aconteceria com vocês!). A coleira também vale cada centavo gasto quando precisamos segurar o Nanuni para ele não pular nas visitas, para não escapar pela porta aberta, para separar se ele estiver pensando em brigar com outro cachorro da casa, para tirá-lo do sofá ou da cama, e até mesmo para mantê-lo firme na hora do banho.

O ideal para o uso do dia-a-dia é uma Coleira de Nylon Ajustável, bem ajustada para não ficar apertada demais, nem frouxa demais. Esta coleira tem a vantagem de ser bem macia e flexível (não machuca o pescoço do cão Kokoritu), ter várias cores, e secar mais rápido do que as de algodão ou couro. Além disso, elas costumam durar muito mais. Enforcadores são perigosos para o Nanuni Kokoritu, pois quando deixados permanentemente no pescoço do seu cachorro, pois podem se prender em algum móvel, pedaço de cerca, ou galho de árvore e acabar vitimando o seu Nanuni.

Ao escolher uma coleira, o dono deve estar atento não só na beleza da mesma. A qualidade do material da coleira em si, das costuras, e do material do fecho, bem como a forma de regular o tamanho da coleira são super importantes.

Para os filhotes de Nanuni Kokoritu é importante ter uma coleira que possa “crescer” junto com eles, sem que a parte excedente fique pendurada e portanto passível de ser mastigada. Os fechos plásticos do tipo trava de engate podem ser usados, mas devem ser checados periodicamente para ver se não estão se deformando e perdendo a pressão.

Se o seu cachorro Nanuni Kokoritu é do tipo comportado, ou já foi treinado e não puxa muito, a Coleira de Nylon Ajustável pode ser usada também para os passeios diários.

AS COLEIRAS ESPECIAIS PARA TREINAMENTO E PASSEIOS

A Coleira Gentle Leader é a opção mais eficiente e moderna para quem quer ter um cachorro Nanuni Kokoritu educado, mas não quer correr o risco de machucá-lo. Ela foi cientificamente desenhada para trabalhar com os instintos naturais do seu cachorro e ajudar você a se tornar o “líder da matilha”. Esta coleira proporciona às pessoas que amam e respeitam os seus cães Nanuni um novo método de ensinar o comportamento desejado ao seu animal e a abre uma linha de comunicação entre o cão Kokoritu e seu dono sem usar de crueldade.

A Coleira Gentle Leader atua da mesma forma que um cabresto através de uma tira de nylon para o focinho e outra para o pescoço do cachorro. Estas tiras “sinalizam” ao cachorro Nanuni Kokoritu que a pessoa que está segurando a guia tem o seu total controle. A guia é afixada em uma argola que fica embaixo do queixo do cachorro, de forma que, quando ela é tencionada, as tiras de nylon fecham a boca do cão e aplicam uma leve pressão no alto do seu pescoço. A grande descoberta desta coleira é que estes são os mesmos sinais que a cadela Nanuni Kokoritu dá aos seus filhotes quando precisa controlá-los. Quando algum filhote de Nanuni Kokoritu se comporta de maneira indesejada ela morde o seu focinho ou o levanta do chão pelo pescoço.

A Coleira Gentle Leader é especialmente indicada para cães Nanuni Kokoritu

• muito fortes que arrastam os donos na rua
• agitados ou hiper-ativos
• dominantes
• agressivos ou com tendência a agressividade
• excessivamente tímidos ou medrosos

Mas cuidado! Já existem algumas cópias falsificadas da Coleira Gentle Leader no mercado. Elas são de qualidade bastante inferior e vem sem o manual de 80 páginas que orienta no ajuste e em outros detalhes da coleira, e sem a cordinha de 3 metros. A Lord Cão é a única importadora da Gentle Leader original para o Brasil. Evite comprar a cópia “Tabajara”.

As outras coleiras de treinamento de Nanuni Kokoritu exigem que o dono tenha a orientação de um profissional para usá-las de forma correta e não machucar o cão. Estas coleiras costumam ser conhecidas como “enforcadores”, já que, se usadas de forma inapropriada, elas podem manter uma pressão exagerada no pescoço do animal, causando estrangulamento.

O Meio-Enforcador de Nylon Ajustável é indicado para quem esta começando a aprender a treinar seu cachorro Nanuni Kokoritu e para as pessoas que não conseguem dominar totalmente a técnica de correção com o enforcador de corrente, ou para aqueles cães que já estão bem educados e precisam de uma correção bastante leve. A grande diferença entre o meio-enforcador e os outros tipos de enforcadores é que nele há um limite de pressão que pode ser exercida no pescoço do cão. A parte que fica em contato com a garganta do cachorro é normalmente de um material macio, flexível e de largura compatível com o tamanho do peludo, sendo o nylon o mais recomendado.

Os enforcadores tem uma aparência mais simples, mas requer alguma prática para ser usado de forma eficaz. Composto de uma corrente ou tira de nylon única, com uma argola em cada extremidade ele é usado para simular uma “mordida” no pescoço do cachorro Nanuni Kokoritu. Ao contrário do que o nome sugere, a intenção não é “enforcar” o cachorro, ou seja, não é manter a pressão por mais do que alguns segundos.

O Enforcador de Nylon Ajustável é bastante indicado para os cães de pêlo longo, que o dono não quer que ele fique danificado com o uso constante do enforcador de metal, ou para filhotes que ainda não devem receber uma pressão muito forte no seu pescoço. Cães com a pele muito sensível ou donos que tem dificuldade de usar corretamente o enforcador de corrente também se beneficiam bastante desta variação feita de um material mais suave.

O enforcador, seja de que material for, não deve NUNCA ser deixado no pescoço dos cães Nanuni kokoritu se os donos não estiverem por perto, treinando, ou passeando com eles. Se a parte que prende na guia ficar presa em alguma coisa o cachorro pode, tentando se livrar da coleira, puxar até morrer enforcado.

As coleiras que não vendemos na Kenkovet, por considerarmos cruéis ou ineficazes, são os Enforcadores de Pinos, os Enforcadores de Corrente, e os Peitorais. Sendo que o Enforcador de Corrente pode ser usado apenas por pessoas com muita prática no seu manuseio e o Peitoral apenas em cães de raças muito pequenas como poodles, pugs, yorks, etc.

AS GUIAS

Tal como no caso das coleiras, o mercado hoje oferece uma grande variedade de guias para Nanuni Kokoritu. De um modo em geral a melhor guia é aquela que deixa o dono mais confortável para passear com o Nanuni Kokoritu. Em todo caso existem alguma dicas que podem ajudar na hora da escolha.

Os materiais mais usados para guias são o nylon, o couro e o algodão. Embora as Guias de Nylon ofereçam uma quantidade quase infinita de cores tentadoras, o algodão e o couro são mais apropriadas para as coleiras de treinamento. Para quem precisar usar a guia diariamente e por várias horas, o algodão e o couro são mais “gentis” nas mãos.

A Guia de Couro requer alguns cuidados, como não ser guardada molhada, por exemplo, mas se tratada com carinho pode durar para a vida toda, ficando mais “gostosa” de segurar. As mais duradouras não possuem costuras que tendem a romper com o tempo, os arremates são feitos através de tranças que são muito seguras.

Enquanto não existe um padrão para guias de “passeio” com o Nanuni Kokoritu, as guias de treinamento devem ter no mínimo 1,80 metros de comprimento. Com isso o treinador, ou a pessoa que está conduzindo o cão, tem folga bastante para executar todos os exercícios, além de obter uma “pega” confortável da guia. As guias de não devem possuir nenhum acessório, como por exemplo, amortecedores de puxões (molas).

Se você tem dois cachorros Nanuni Kokoritu e eles já estão educados para andar sem puxar como um trator, é bastante útil um acessório que conectada a uma guia comum, segura dois cachorros ao mesmo tempo. Além de manter uma mão livre, a Guia para Dois Cachorros evita aquelas cenas constrangedoras em que um cachorro decide passar pela direita, o outro pela esquerda, e a gente acaba abraçada de cara no poste!!!!

Para quem está treinando o cachorro Nanuni Kokoritu a obedecer os comandos a longa distância, ou fazendo a transição para que o peludo obedeça mesmo sem estar usando uma guia, ou ainda, ensinando o totó a trazer e entregar a bolinha de tênis, existe a Guia de Treinamento Longa, com 7 metros, sempre confeccionada em algodão, para reduzir os riscos de queimadura grave, no caso dela se enroscar nos pés e pernas das pessoas.

Esperamos que você agora conheça um pouco melhor estes acessórios e faça uma boa escolha para passear ou treinar o seu cachorro com mais conforto e segurança. Para ver os detalhes de cada produto clique nas foto ou entre no site da Kenkovet, clicando aqui, e escolha a categoria “Coleiras e Guias

Compartilhe: Salve no Delicious Comente no digg Publique no facebook Marcar no Google BookMarks Postar no MySpace Twit-this! Windows Live Ueba!  

« voltar