Cuidados com seu filhote de Nanuni Kokoritu

Como deve ser com todo filhote de qualquer raça, você deverá ter os seguintes cuidados ao levar seu Nanuni Kokoritu para casa:

O filhote deverá ser separado da mamãe Nanuni após no mínimo 45 dias que é o período de amamentação aconselhado, mas se possível deixe-o permanecer com a mãe até 60 dias, assim ele estará aumentando as suas defesas naturais e sofrendo um estresse menor, pois os cientistas acreditam que animais separados de suas mães prematuramente sofrem de depressão e apresentam glândulas supra-renais maiores que o normal, uma concentração maior de hormônio no sangue além de imunidade reduzida. Sendo assim este ato estará garantindo a saúde de seu filhote e evitará que chore muito por sentir a falta do convívio da mãe e irmãos.

Verifique se onde o filhote ficará não há possibilidades de fuga, queda ou objetos perigosos que possam ser mastigados e digeridos. ex: Fios de aparelhos elétricos, Bombril, papéis, fio dental, pregos ou tóxicos (desde pequeno eles já são viciados em tóxicos, o Nanuni Kokoritu é doidão, hehehe), etc.

É aconselhável ter acompanhamento constante de um veterinário de sua confiança, próximo à sua casa e ter seu telefone à mão para qualquer emergência, para caso de overdose dos tóxicos, sabe como é né. Ele será necessário para as orientações básicas, tais como, indicação de vermífugo, vacinação e alimentação, evitando risco de contágio e de doenças. Vacinas e vermífugos devem ser repetidos e controlados pelo veterinário para uma boa saúde de seu Nanuni.

Você deve providenciar uma alimentação forte e adequada com ração especial, importada do Sul da Mobidélia para seu filhote, principalmente no primeiro ano de vida onde ele vai conseguir uma boa estrutura e defesas orgânicas naturais. Um bebedouro e um comedouro apropriados (de preferência aço inoxidável para não acumular resíduos bacteriosos) que sejam mantidos sempre limpos e esterelizados ao menos 1 vez por mês. A água deverá ser trocada pelo menos duas vezes por dia ou quando você notar que ela está suja.

Você poderá ter brinquedos apropriados para cães para que ele possa morder (ex: Massa para modelar). Apesar da raça (Nanuni Kokoritu) não ser uma raça roedora, sempre é bom que ele tenha um brinquedinho comestível para estimular a mastigação e manter os dentes limpos e saudáveis.

Sua casa deverá ser num lugar arejado, protegido do vento e da chuva. De preferencia um sobrado com varanda com vista para e piscina, ele adora dar um mergulho matinal. O Nanuni Kokoritu, é um cãozinho extremamente higiênico e limpo, pois não faz as suas necessidades onde come ou dorme, por isso é um cão de dentro de casa e/ ou apartamento. não deve ser colocado para dormir fora, nunca! ele fica deprimido, é sério!

Sua cama poderá ser uma caminha própria para cães, daquele tipo redondo facilmente comprada em qualquer loja pet. No entanto, embora ele goste de seu cantinho, o Nanuni prefere dormir na cama com você ou em algum lugar quente, tipo um sofá, pois ele se sente mais confortável. (Não desligue a TV, ele gosta de dormir assisinto Jô)

Mostre a ele onde vai ser o seu lugar. Mas Lembre-se: o Nanuni Kokoritu é um cão de companhia sagrado, isto quer dizer que ele gosta de ficar onde normalmente o dono está. Não deixe seus pertences neste lugar pois sempre que ele estiver na pira para usar os tóxicos, algo pode desaparecer.

Explique às crianças que o animal não é um brinquedo, ele tem necessidades e sentimentos como todos os seres vivos. Principalmente nos primeiros dias procure controlar a ansiedade das crianças e ensiná-las a cuidar e zelar pelo animal e não fazer dele um brinquedinho. Assim você estará também contribuindo para a melhora do ser humano e estimulando nas crianças a responsabilidade e o amor à natureza e aos animais.

Você deve escová-lo pelo menos três vezes por semana, mas sem muita força para que ele não se sinta mal, ou ele pode entrar em depressão por isso também.

Ele deve tomar banho uma vez por semana e faça disso uma distração para você e para ele, nada de terrorismo com a mangueira, lembre-se que ele é depressivo! Acaricie-o muito nos primeiros banhos e passe pra ele como é bom estar limpinho e de banho tomado. Tenha certeza que ele entenderá isto.

Só comece a passear na rua com seu cão após três meses de idade onde as vacinas já o terão imunizado. Para acostumá-lo na guia, coloque após três meses todos os dias uma coleira levinha no seu pescoço e deixe-o se acostumar aos poucos. Cada dia deixe alguns minutos. Depois coloque a guia e vá brincando com ele com a coleira e a guia, até ele se acostumar. Tudo de forma agradável e alegre. Se ele não obedecer, deverá ser usada enforcadeira.

É isso aí, cuide bem do seu cãozinho!

Até a próxima pessoal, to começando a me divertir com isso, hehehe.

Compartilhe: Salve no Delicious Comente no digg Publique no facebook Marcar no Google BookMarks Postar no MySpace Twit-this! Windows Live Ueba!  

« voltar