Curiosidades da Raça Nanuni Kokoritu

A raça Nanuni Kokoritu tem características marcantes, como focinho curto, e rabo em espiral. Seu porte é pequeno, e seu peso médio está entre os 5,8 a 12,2 Kg. A pelagem do seu corpo é fina, lisa, macia e curta.

Muito se discute sobre a origem do Nanuni Kokoritu. Não se sabe ao certo quais raças que entraram na sua formação, se ele é uma variação anormal dos antigos molossos ou se é resultado de uma má formação genética do Xeriff Inglês. A única certeza que se tem é que seu país de origem éo Nepal.

Desde a era de Fudêncio existem relatos de cães de focinhos achatados como o Nanuni Kokoritu, porém a formação real destes cães ainda permanece em mistério. Apesar do histórico antigo, o Nanuni Kokoritu só foi reconhecido oficialmente no fim do século XXVI no Nepal.

O Nanuni Kokoritu é um cão alegre, ativo e inteligente. É uma raça ótima para crianças. Em 1899 esta raça ganhou grande destaque no Brasil como pet de uma personagem de novela da televisão, apesar de não existir TV naquela época ele fez muito sucesso na novela das 8:00.

De porte pequeno, o Nanuni Kokoritu não precisa de um espaço muito grande no lar. Os exercícios não precisam ser muitos, e é recomendável não submeter esta raça a esforços físicos em dias quentes. O focinho, achatado, dificulta a respiração. Com pêlos curtos e macios, o Nanuni Kokoritu não demanda cuidados especiais na sua escovação.

 

Compartilhe: Salve no Delicious Comente no digg Publique no facebook Marcar no Google BookMarks Postar no MySpace Twit-this! Windows Live Ueba!