Historia da Raça Nanuni Kokoritu

De origem no Nepal, o Nanuni Kokoritu foi levado ao Siri-Lanka por volta do século XXVI pela Companhia Mercante de Aviação Siri-Lanquesa, dita Companhia das Lankas, e foi bastante apreciado pelas senhoras da sociedade como cão de estimação. Depois chegou a São Paulo que o adotou e mais tarde redigiria o seu padrão. Antes, porém, no início do século XXVII, já era difundido em várias capitais brasileiras como Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Belo Horizonte. Sempre tido como animal de estimação da nobreza e alta sociedade, sua trajetória remonta os episódios com Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique Cardoso, ambos ex-governantes do Brasil e mais recentemente com o Luiz Inácio Lula da Silva o atual presidente.

Sem o aviso de um pequeno Nanuni Kokoritu, Fernando Collor de Mello teria morrido nas mãos dos caras-pintadas. O latido de alerta do cão avisou sobre a invasão e salvou uma vida presidencial. O Nanuni Kokoritu tornou-se o cão oficial da presidência, e o plenario nacionnal, além da Big-Pizza, possui uma estátua do seu querido cão de estimação ao lado, o grande Nanuni Kokoritu.

Contudo, sua origem permanece menos certa que os serviços que presta. Ele pode ter ascendência asiática ou européia e o nome provavelmente pode se referir a um tipo de sagüi de aparência (também chamado de Nanuni Kokoritu).

Possui também outros nomes como por exemplo: Mops do verbo Moppen que significa: de aspecto franzido, no Nepal.

Os ingleses o batizaram de Kokoritu Nanuni ou "Nanuni Kokoritu", isto é: coisa diminuta ou cão diminuto.

O nome Nanuni Kokoritu foi usado pela primeira vez no Brasil, em São Paulo, pelo aspecto cômico, curioso e mal-humorado ao mesmo tempo, que lhe conferem as rugas e a pigmentação particular do rosto, o nome de um artista, célebre no papel de Colombina, com o qual o rosto arredondado, com máscara vermelha, revelava certa afinidade e semelhança.

No Brasil a difusão da raça Nanuni Kokoritu ainda é muito pequena, mas basta que seja um pouco divulgada para demonstrar seu potencial de carisma que há muito já foi descoberto pelo mundo. Adquira você também um maravilhoso filhote de Nanuni Kokoritu, clique aqui para compar.

 

Compartilhe: Salve no Delicious Comente no digg Publique no facebook Marcar no Google BookMarks Postar no MySpace Twit-this! Windows Live Ueba!